quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Nova edição da revista Radis


A 15ª Conferência Nacional de Saúde será lembrada menos pelas propostas que aprovou do que pela manifestação que tomou as ruas de Brasília em defesa do SUS, a ocupação do palco do centro de convenções pelos movimentos populares e o posicionamento entusiasmado da maioria dos participantes contra o impeachment de Dilma Rousseff.

No primeiro dia, 10 mil pessoas se manifestaram na Esplanada dos Ministérios e diante do Congresso Nacional. “O que nos motiva é sonhar com um SUS construído em conjunto entre povo e governo, tijolo por tijolo”, resumia Adalberto Silva, delegado de Roraima e veterano em conferências. Incontáveis cartazes, faixas e discursos, porém, eram menos condescendentes com governantes e congressistas, considerados os responsáveis pelo insuficiente financiamento do SUS, a privatização da saúde e as crescentes ameaças aos direitos sociais.

Esta reportagem mostra a diversidade de propostas e pontos de vista na etapa nacional dos intensos debates iniciados nos municípios e estados, como foi registrado na revista Radis ao longo do ano. Cada delegado chegou com um conjunto de prioridades a defender. Mas um tema unificava todos os discursos, a crítica feroz ao subfinanciamento da saúde, que está inviabilizando o fortalecimento do SUS público e de qualidade para todos. Nos grupos, a segmentação por temas deu agilidade às votações e facilitou a relatoria, mas também gerou fragmentação de discussões e reduziu a temperatura dos debates.

Leia esta e outras matérias na edição número 160 de janeiro de 2016 da Revista Radis

Em 2002, o Programa RADIS reuniu todo o acervo de suas publicações em mídia digital com recursos de busca por palavras e expressões e lançou a revista Radis, incorporando as características das publicações anteriores com rigorosa periodicidade mensal, maior volume de conteúdo, flexibilidade editorial e recursos gráficos, dando um salto qualitativo na prática jornalística na área da Saúde. O Programa RADIS recebeu naquele ano cinco dos sete prêmios de Melhor Jornalismo em Saúde, comemorativos dos 100 anos da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).


Fonte: Programa Radis

Nenhum comentário:

Postar um comentário